terça-feira

A saúde da mulher.

Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama - Viva Mulher
Consiste no desenvolvimento e na prática de estratégias que reduzam a mortalidade e as repercussões físicas, psíquicas e sociais dos cânceres do colo do útero e de mama. Por meio de ação conjunta entre o Ministério da Saúde e todos os 26 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, são oferecidos serviços de prevenção e detecção precoce das doenças, assim como tratamento e reabilitação em todo o território nacional.

Plano de Ação para Redução da Incidência e Mortalidade por Câncer do Colo do Útero (PDF - 1,11 Mb)

Qual a situação atual da doença?

Câncer do colo do útero
Com aproximadamente 500 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano. No Brasil, para 2010, são esperados 18.430, com um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres.
Sabe-se hoje que o surgimento do câncer do colo do útero está associado à infecção por um dos 15 tipos oncogênicos do HPV. Outros fatores de risco são o tabagismo, a baixa ingestão de vitaminas, a multiplicidade de parceiros sexuais, a iniciação sexual precoce e o uso de contraceptivos orais.
Estima-se uma redução de até 80% na mortalidade por este câncer a partir do rastreamento de mulheres na faixa etária de 25 a 65 anos com o teste de Papanicolaou e tratamento das lesões precursoras com alto potencial de malignidade ou carcinoma "in situ". Para tanto é necessário garantir a organização, a integralidade e a qualidade do programa de rastreamento, bem como do tratamento das pacientes.
 
Câncer de mamaO câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos nesse grupo. No Brasil, são esperados 49.400 novos casos em 2010, com risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres.
 
Embora seja considerado um câncer de bom prognóstico, trata-se da maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente na faixa entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes/ano (2007). Isso porque na maioria dos casos a doença é diagnosticada em estádios avançados.
Para reverter esse quadro, disponibilizamos em linguagem acessível todas as informações necessárias para o planejamento de ações de controle da doença conforme as características de cada região, como a distribuição de recursos, fatores de risco, estimativas, registros hospitalares e fórmulas para planejar consultas, exames, biópsias e mamografias.
A quem o Programa se destina?
Em relação ao câncer de colo do útero

Para impedir o avanço da doença no Brasil, o Programa Viva Mulher desenvolve ações dirigidas às mulheres na faixa etária de 25 a 59 anos, que incluem diagnóstico precoce (através de exame Papanicolaou e exames de confirmação diagnóstica) e tratamento necessário de acordo com cada caso.

Em relação ao câncer de mama
Com intuito de detectar as lesões malignas da mama, o Viva Mulher preconiza, de acordo com as recomendações do Consenso para Controle do Câncer de Mama, a realização do exame clínico das mamas para mulheres de todas as faixas etárias, como parte do atendimento integral à mulher. Para mulheres acima de 40 anos, esse exame deve ser realizado anualmente e, para aquelas na faixa entre 50 e 69 anos recomenda-se a realização de uma mamografia, pelo menos, a cada dois anos. As mulheres submetidas a esses exames devem ter acesso garantido aos demais procedimentos de investigação diagnóstica e de tratamento, quando necessário.

Bom meninas espero que tenham gostado !!

                                                Bjs com carinho Mary

6 comentários:

  1. Puxa Bem interessante!Gostei de verdade
    e muito legal seu blog,vou aparecer sempre por aq pra ver as novidades..
    Bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Mary,
    eu estou indo para São Paulo no dia 18/07 para consultar meu mastologista.
    Levo comigo a mamografia e com certeza faria um ultrasom.
    Todo ano a mesma coisa.
    Mês que vem gineco na área.
    Adorei o post.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oiee flor,

    Tudo bem?

    Adorei o post, bem completo e informativo!

    Com toda certeza, vai ajudar várias mulheres em dúvida!

    http://ruivakawaii.blogspot.com/

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI MUITO, MUITO INTERRESSANTE!!! MUITO OBRIGADA POR RECORDAR UM ASSUNTO QUE Ñ SE DEVE ESQUECER NUMCA DE CUIDAR!!!!

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas super importantes afinal a beleza da mulher tbm está no interior, na sua saúde e personalidade bjinhos

    http://rosacompreto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Mari! Qnt tempo! Como vc está?
    Adorei esse post, super informativo!
    Saudadess!

    Bjooo
    Nath de Freitas
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir